A semana começa movimentada, ainda é segunda-feira e nas recém completadas oito horas da manhã estouram as bombas: a mercadoria atrasou na entrega; as artes são para antes do meio dia de hoje; o funcionário vai entrar de férias e não há tempo hábil para treinar corretamente seu substituto; o produto que está sendo divulgado na comunicação não tem mais no estoque; choveu e as fotos foram adiadas. Planejamento é a base de toda estratégia de crescimento de negócio bem sucedida.

Seguir pauta após pauta e não planejar as que estão por vir tem uma grave consequência: a nossa vida vira um eterno “apagar incêndios” e isso não nos permite ampliar a visão, enxergar possibilidades, antecipar situações. Poder trabalhar com tranquilidade interfere não apenas na produtividade da equipe, mas também afeta diretamente no “bolso” do seu negócio.

Planejar é analisar situações, conhecer os riscos, avaliar possibilidades, discutir, pesquisar e chegar nas soluções que contenham o melhor custo benefício. E isso vale para diversas áreas e segmentos de negócios. Quanto tempo você leva para exercer determinada atividade? Se aquela atividade tiver seus riscos diminuídos, seus processos otimizados, quanto tempo então ela levará para ser concluída? Quanto tempo você irá ganhar?

Papel e lápis na mão, bloco de notas acionado. Não tem como fugir. Planejar o seu negócio e suas atividades profissionais é também ter mais tempo para viver, estudar, praticar esportes, fazer o que se gosta. Sim, nenhum plano permanece intacto ao campo de batalha, mas quando conhecemos bem o terreno, as circunstâncias e as possibilidades, o próprio Planejamento vai apresentar as soluções.