Feito é melhor que perfeito. A afirmação é baseada na frase do general americano George Patton, na 2ª Guerra Mundial: Um bom plano executado rigorosamente agora é melhor que um plano perfeito executado na próxima semana. Lema da Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook, essa mensagem traz uma verdade indiscutível. Muitos de nós temos a tendência de adiar, pensar exageradamente, buscar a perfeição. Em uma boa parte das vezes, isso é só insegurança. Se em negócios isso é um problema, no mundo digital, onde um dia corresponde a um mês, adiar muitas vezes não é uma opção.

Claro que isso não é uma desculpa para não ter atenção total na execução, avaliação e ajustes de todas nossas ações. Mas sim um incentivo para realização, não só idealização. Principalmente no mercado de marketing digital, startups e empreendedorismo, o perfeccionismo pode ser um entrave para o avanço dos negócios.

Erros? Estes irão acontecer, e uma boa receita é sempre: admitir onde falhou, voltar, corrigir, e seguir em frente. Afinal, as operações, nem os seres humanos que executam os jobs, são perfeitos, e em mercados mais dinâmicos é comum testarmos ferramentas e processos novos, sermos pioneiros, ou seja, aprendermos errando.

Se você curtiu nosso textinho, aproveite para por a mão na massa sem medo dos possíveis equívocos. Se ficou com gostinho de quero mais, dá uma lida no nosso conteúdo sobre a importância da comunicação para startup aqui.