Representatividade: uma palavra de significado forte, e ao mesmo tempo tão simples. Representatividade é se sentir parte de uma representação, ou seja, enxergar em um reflexo seus interesses, traços da sua aparência/personalidade/identidade, classe social, nicho ou minoria.

E acredite, representatividade importa e muito, principalmente na publicidade! De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em 2017, 76% dos brasileiros não se vê representado pelas propagandas exibidas na televisão e espera mais das marcas. Estando mais propenso a confiar em negócios que abordam a diversidade do brasileiro, e não segue os estereótipos de beleza.

Vale ressaltar ainda que a tecnologia vem deixando o marketing cada vez mais personalizado, e isso faz com que a diversidade na publicidade seja cada vez mais importante. Anúncios precisam vir com a identidade do cliente, passível de gerar uma empatia com o prospect.

Para atingir essa visão ampla e plural precisamos de equipes igualmente diversas, ou seja, setores de marketing, comercial, agências de publicidade compostos por todos os tipos de pessoas, de gêneros, etnias, e orientações sexuais. Equipes diversas trazem resultados e soluções inovadoras sob olhares e perspectivas distintas.

A foto deste texto foi retirada do Instagram da Nike, e utiliza de modelos plus size para anunciar sua nova coleção de tops, quebrando a barreira da propaganda fitness apenas com modelos magras, afinal, existem diversos tipos de corpos saudáveis e ativos. Se grandes marcas já estão neste trabalho, o que sua empresa está fazendo para acompanhar e representar o seu público?