2018 foi um ano de transição para as redes sociais, declínio do Facebook, acensão do Instagram, privacidade e vazamento de dados em foco, fake news. Toda essa onda de escândalos teve um impacto real na fé dos usuários e de acordo com o Relatório de Barômetro de Confiança da Edelman, em 2018, 60% das pessoas disseram não confiar mais nas plataformas de redes sociais.

Para as empresas que utilizam tais plataformas em seus negócios, isso representa um desafio para 2019. Isso porque usar as redes sociais apenas como canal de postagens e impulsionamentos aleatórios, além de estar cada vez mais fora de sintonia com as preferências dos usuários, não propicia resultados reais de negócio. Quem já entendeu o cenário, vem aplicando informações de dados para o desenvolvimento de conteúdos estrategicamente planejados e campanhas de mídia intermitentes e bem otimizadas, gerando engajamento significativo.

É usar a inteligência artificial da plataforma, aprender a ler seus dados fornecidos em grande parte nas próprias plataformas, e ir além de simplesmente conhecer seu público por renda, gênero ou localização. É preciso entender suas preferências e comportamento, cruzar informações e aí sim, colocar a criatividade para funcionar. É criar conteúdo e campanhas de mídia com base em dados e usar as redes sociais como ferramenta para novos negócios e relacionamento transparente com seu público. 

Aproveitando o enfoque, segue três tendências para as redes sociais em 2019 que você precisa ficar atento:

Stories, stories e stories!

De acordo com Chris Cox, chefe de produto do Facebook, o uso do recurso Stories está crescendo 15 vezes mais rápido que o compartilhamento de conteúdo no feed. Para o seu negócio esta é uma excelente ferramente de mostrar o dia-a-dia da empresa ou o seu show-room de produtos/novidades.

Audiovisual

Especialistas estimam que 80% do que consumimos online, em breve, será conteúdo de vídeo. Então, atenção, se você não aposta na produção de vídeos autorais para o seu negócio é hora de mudar, investindo na contratação de profissionais qualificados para o planejamento e execução – afinal, lidamos com um usuário exigente!

Mensagens privadas

A popularidade de aplicativos como WhatsApp e Messenger, fora funções paralelas como chats do Instagram, mostra como as pessoas querem se comunicar cada vez mais de maneira privada.

Este meio também é muito utilizado para tirar dúvidas de produtos, exigindo das empresas o preparo e disponibilidade de responder este canal de atendimento online com agilidade.