Para as empresas que utilizam tais plataformas em seus negócios, isso representa um desafio para 2019. Isso porque usar as redes sociais apenas como canal de postagens e impulsionamentos aleatórios, além de estar cada vez mais fora de sintonia com as preferências dos usuários, não propicia resultados reais de negócio. Quem já entendeu o cenário, vem aplicando informações de dados para o desenvolvimento de conteúdos estrategicamente planejados e campanhas de mídia intermitentes e bem otimizadas, gerando engajamento significativo.
É usar a inteligência artificial da plataforma, aprender a ler seus dados fornecidos em grande parte nas próprias plataformas, e ir além de simplesmente conhecer seu público por renda, gênero ou localização. É preciso entender suas preferências e comportamento, cruzar informações e aí sim, colocar a criatividade para funcionar. É criar conteúdo e campanhas de mídia com base em dados e usar as redes sociais como ferramenta para novos negócios e relacionamento transparente com seu público.
Aproveitando o enfoque, segue três tendências para as redes sociais em 2019 que você precisa ficar atento:
Stories, stories e stories!
De acordo com Chris Cox, chefe de produto do Facebook, o uso do recurso Stories está crescendo 15 vezes mais rápido que o compartilhamento de conteúdo no feed. Para o seu negócio esta é uma excelente ferramente de mostrar o dia-a-dia da empresa ou o seu show-room de produtos/novidades.
Audiovisual
Especialistas estimam que 80% do que consumimos online, em breve, será conteúdo de vídeo. Então, atenção, se você não aposta na produção de vídeos autorais para o seu negócio é hora de mudar, investindo na contratação de profissionais qualificados para o planejamento e execução – afinal, lidamos com um usuário exigente!
Mensagens privadas
A popularidade de aplicativos como WhatsApp e Messenger, fora funções paralelas como chats do Instagram, mostra como as pessoas querem se comunicar cada vez mais de maneira privada.
Este meio também é muito utilizado para tirar dúvidas de produtos, exigindo das empresas o preparo e disponibilidade de responder este canal de atendimento online com agilidade.