Múltiplos canais, diferentes exigências, atendimento personalizado e crescente utilização das redes sociais. Seu consumidor está conectado. E a sua marca, também?  Ter sua empresa bem colocada na internet é o primeiro passo para uma boa comunicação e presença digital.

Tudo parte do princípio de que o online é uma extensão do nosso próprio cotidiano e relações na vida real. Se você fosse abrir um estabelecimento físico hoje, a localização do seu ponto é aspecto crucial. No digital, siga esse mesmo caminho: registre sua marca nas redes. E se elas já estiverem lá por terem sido citadas na internet pelo próprio consumidor, certifique-se que as informações estão corretas e atualizadas.

Na prática, não fique de fora do Facebook, Instagram, Google Meu Negócio e localização no Foursquare. Registre o domínio (endereço) do seu site, mesmo que ainda não haja verba para seu desenvolvimento. Avalie o que aparece no Google quando você busca o nome e informações a respeito do seu negócio e faça os ajustes necessários, com as informações que não podem faltar. Pense como consumidor: o que ele estaria procurando que leva até você.

Não esqueça de definir até quanto sua empresa pode investir em comunicação, mas lembre-se de que alguma verba é necessária para retroalimentar o ciclo. Os próximos passos de uma boa presença digital são estratégias eficazes para gerar relacionamento e resultados concretos de negócios. Parte delas funciona sim no modelo “faça você mesmo”, mas as melhores estratégias envolvem equipe especializada e uma força tarefa maior do que a que pode ser absorvida pelo próprio empresário.