“A novela só começou e o impacto já é gigantesco”

Assim começa a entrevista de um dos criadores do Porto Digital, o professor, empresário e cientista Silvio Meira, dada a Sandro Magaldi e José Salibi Neto, autores do livro Gestão do Amanhã.

Ele se refere ao caos e às consequentes transformações culturais e comportamentais causadas pelo que está sendo chamado de a 4ª Revolução Industrial. Segundo Silvio, os personagens dessa novela acabam de ser apresentados, mas o impacto das novas tecnologias já é gigantesco.

O enredo se apresenta em um cenário confuso e mutante, onde a única ordem possível é a do aprendizado e do esquecimento constantes. O que é hoje pode não ser mais amanhã e o futuro que se imaginava, de ideias, suposições e possibilidades, está ditando as regras do nosso presente.

Nesse panorama, o futuro das organizações depende de entender os pilares essenciais dessa transformação digital, da agilidade dos processos e da transformação organizacional. Estamos falando da cultura interna das empresas e da sua capacidade de reinterpretação do mundo.

Assim, a visão estratégica baseada no aprendizado e em um novo modelo mental de fazer negócio é a pauta de qualquer organização comprometida com seu futuro. Esse é o momento de equilíbrio entre a Performance e a Inovação.

Por fim, não existe certeza. Mudança envolve risco entre tentativas e erros. O único caminho é experimentar. É o que temos feito constantemente com o nosso modelo de negócio na Cuca. A busca pelo conhecimento e o entendimento das transformações pautam nossos dias de trabalho, mentes e corações. Esse é hoje o nosso maior valor a ser compartilhado, nossa cultura.

Confira a entrevista completa com o Silvio Meira, citada no início do texto, aqui! 

por | 2019-01-08T17:55:38+00:00 8 de janeiro de 2019|Negócios|Comentários desativados em “A novela só começou e o impacto já é gigantesco”