É comum encontrar pessoas que acabam achando que realidade aumentada e realidade virtual são, de fato, a mesma coisa. No entanto, não é bem assim. Se você pretende aplica-lás no seu negócio, primeiro precisa entender a diferença.

Realidade Virtual

Vamos começar com realidade virtual. O termo é mais simples e conhecido. A tecnologia faz com que o usuário possa visualizar uma espécie de mundo paralelo. Ao colocar os óculos, ele passa a enxergar um ambiente completamente diferente. Você sai do seu quarto e entra em uma selva repleta de animais perigosos apenas utilizando o acessório.

Realidade Aumentada

Já a realidade aumentada, por sua vez, faz exatamente o que seu nome sugere: aumentar a realidade. Isso significa que, na teoria, você poderia usar esta tecnologia no seu dia a dia, inclusive durante o trânsito ou enquanto caminha no meio da rua. Um bom exemplo de realidade aumentada são as etiquetas QR Code em pontos turísticos de cidades.

E como vou usar estas tecnologias no meu negócio?

Além de serem uma ótima oportunidade para o seu cliente imergir na realidade do seu produto, elas são também consideradas uma das tendências para negócio e vendas deste ano.

Um bom exemplo de aplicação é para o mercado de turismo. O VuildUs é um aplicativo que vai permitir decorar a casa usando realidade virtual. Com a ajuda de uma câmera 360°, o usuário escaneia um cômodo da casa e pode colocar móveis em 3D no ambiente em realidade virtual, que, depois, podem ser comprados de verdade em uma loja dentro da plataforma. Já o programa TraVRer leva os usuários para viajar por grandes cidades do mundo em realidade virtual, o que pode ser interessante para empresas de viagem e turismo.

Isto é apenas uma análise do que podemos aplicar, mas a gama de possibilidades é infinita.