Inovação está na pauta de empresas que enxergam na tecnologia a possibilidade de agregar valores a seus produtos e serviços, e, portanto, inovar. O que não deixa de ser uma verdade é que isto se tornou mais fácil no mundo de hoje com a velocidade das novas tecnologias e valores cada vez mais acessíveis. Porém, a diferença não consiste no produto ou no serviço, e, sim, na visão não convencional de enxergar o mundo.

Independentemente da tecnologia, inovar é gerar experiência no que se oferece ao consumidor. A pergunta é simples: “O que ofereço faz sentido e se traduz em valor percebido pelo cliente?”. Por exemplo, um desodorante que protege por 72 horas. Quem precisa de uma proteção tão longa? Em três dias não conseguimos tomar um banho? E lá se vai a proteção… Essa pode ser uma demonstração do que o foco exclusivamente no produto pode trazer – e não é inovação.

Transferir para o negócio a visão não convencional é inovar e, para começar, reúna a equipe e traga práticas inéditas. Troque as respostas pelas perguntas: “E se…?” e “Por que não?”. Essa é uma atitude que destrava no grupo – e em nós – uma profunda mudança na forma de enxergarmos o mundo, desencadeando o processo de perseguir a inovação na empresa levando em conta a experiência que queremos entregar aos nossos clientes. Somente depois disso inclua a tecnologia.