Não há dúvida que a Revolução do Marketing Digital já está acontecendo, e cada vez mais precisamos ficar atentos às mudanças. Uma destas é o marketing de busca através da voz. A ComScore estima que, até 2020, metade de todas as consultas de pesquisa serão baseadas em voz. Para ficar na frente dessa tendência que já reafirma que não é moda passageira, nada melhor do que entender suas principais características:

Consultas através de frases longas e linguagem coloquial

Pesquisas de voz costumam ser uma espécie de conversa com a assistente virtual, logo, são compostas por frases longas e linguagem coloquial. Outra característica comum é utilizar perguntas como ferramenta de pesquisa, exemplo: ‘Aonde encontro bons restaurantes?’.

Pesquisas direcionadas para conteúdo local

O Internet Trends Report de 2016 descobriu que 22% das pessoas utilizam pesquisa por voz para encontrar informações locais. Uma explicação plausível para isto é que muitos usuários utilizam a ferramenta de voz quando estão ocupados e querem uma informação imediata.

Esta pode ser uma ferramenta poderosa para comerciantes locais, já que este tipo de pesquisa mobile normalmente converte em visitas físicas na mesma semana.

Busca por resultado imediato

O maior uso das consultas por voz continua enraizado nos assistentes pessoais. Tanto os adolescentes, quanto os adultos, utilizam primariamente a pesquisa por voz para realizar chamadas e solicitar rotas. Em último caso, as buscas são por informações imediatas, como endereço e telefone de um serviço ou local.

Se você está antenado com o futuro do marketing e dos negócios em geral, a dica é acessar aqui nosso texto sobre as novas profissões que serão criadas pela inteligência artificial.