Se for Pepsi, pode ser? Se não tiver Heineken, você não irá levar cerveja de outra marca (e abrir o seu mundo)? Se não for Sadia, não é tão gostoso? Só Bombril tem mil e uma utilidades?

Creia, passamos o tempo do cliente receptor passivo e de fidelidade cega, evoluímos para um consumidor exigente e totalmente antenado ao custo benefício.

O comprador do século XXI é cada vez mais informado, e não irá deixar escapar a comparação dos preços, utilizando todos os recursos a seu favor, não só no mundo off-line, mas também online, através de pesquisas virtuais, fato que acontece principalmente com relação aos bens de maior valor agregado.

E acredite, mesmo depois de optar pelo seu produto, as expectativas são altas, tanto no consumo em si, quanto na qualidade, no serviço, na manutenção do relacionamento, e no pós-venda.

E o que você pode fazer para lidar com este novo usuário?

Não existe receita de bolo. Cada negócio é único, possuindo fatores singulares, como a diferenciação de seus produtos, reconsideração do preço de venda, valorização da experiência de compra, dentre outros. Porém, existem alguns fatores-chave neste novo mercado:

  1. Escute o seu consumidor, e pratique o exercício de se pôr no lugar dele! Este aprendizado será muito útil para detectar possíveis lacunas no seu negócio e, claro, corrigi-las.
  2. Compartilhe informações-chave sobre os seus produtos, o consumidor almeja ser munido de dados. Características nutricionais, informações de um motor de carro, tudo isso pode ser decisório no momento da compra.
  3. Seja transparente em divulgar os princípios da sua empresa, mais do que sobre o seu produto. O cliente quer saber um pouco sobre o que você defende!
  4. Esteja preparado! É imprescindível que todos os funcionários saibam de cor a missão, os valores da empresa, além de, claro, conhecer detalhadamente cada produto e serviço que ofereçam.
  5. Mantenha-se em constante atualização. O que está em alta hoje, não estará amanhã de manhã. Se esta afirmação já é verdadeira há décadas, imagine só com a popularização da internet, e a velocidade das mudanças atuais.

Entender e agradar o seu consumidor final tornou-se uma tarefa que requer atenção constante, adequação e aprendizado. O usuário não irá consumir qualquer coisa, nem muito menos manter a sua marca na sua lista de compras apenas por comodismo. Ele irá comparar, e te incentivar a batalhar pela sua atenção. Sendo assim, apenas empresas preparadas conseguirão se manter no páreo do seu carrinho de compras. Por isso, não se esqueça: a hora de pensar no consumidor é agora!