Se for Pepsi, pode ser? Se não tiver Heineken, você não irá levar cerveja de outra marca (e abrir o seu mundo)? Se não for Sadia, não é tão gostoso? Só Bombril tem mil e uma utilidades?
Creia, passamos o tempo do cliente receptor passivo e de fidelidade cega, evoluímos para um consumidor exigente e totalmente antenado ao custo benefício.
O comprador do século XXI é cada vez mais informado, e não irá deixar escapar a comparação dos preços, utilizando todos os recursos a seu favor, não só no mundo off-line, mas também online, através de pesquisas virtuais, fato que acontece principalmente com relação aos bens de maior valor agregado.
E acredite, mesmo depois de optar pelo seu produto, as expectativas são altas, tanto no consumo em si, quanto na qualidade, no serviço, na manutenção do relacionamento, e no pós-venda.
E o que você pode fazer para lidar com este novo usuário?
Não existe receita de bolo. Cada negócio é único, possuindo fatores singulares, como a diferenciação de seus produtos, reconsideração do preço de venda, valorização da experiência de compra, dentre outros. Porém, existem alguns fatores-chave neste novo mercado:
- Escute o seu consumidor, e pratique o exercício de se pôr no lugar dele! Este aprendizado será muito útil para detectar possíveis lacunas no seu negócio e, claro, corrigi-las.
- Compartilhe informações-chave sobre os seus produtos, o consumidor almeja ser munido de dados. Características nutricionais, informações de um motor de carro, tudo isso pode ser decisório no momento da compra.
- Seja transparente em divulgar os princípios da sua empresa, mais do que sobre o seu produto. O cliente quer saber um pouco sobre o que você defende!
- Esteja preparado! É imprescindível que todos os funcionários saibam de cor a missão, os valores da empresa, além de, claro, conhecer detalhadamente cada produto e serviço que ofereçam.
- Mantenha-se em constante atualização. O que está em alta hoje, não estará amanhã de manhã. Se esta afirmação já é verdadeira há décadas, imagine só com a popularização da internet, e a velocidade das mudanças atuais.
Entender e agradar o seu consumidor final tornou-se uma tarefa que requer atenção constante, adequação e aprendizado. O usuário não irá consumir qualquer coisa, nem muito menos manter a sua marca na sua lista de compras apenas por comodismo. Ele irá comparar, e te incentivar a batalhar pela sua atenção. Sendo assim, apenas empresas preparadas conseguirão se manter no páreo do seu carrinho de compras. Por isso, não se esqueça: a hora de pensar no consumidor é agora!