A fronteira entre o virtual e o analógico está cada vez mais tênue, principalmente no mundo dos negócios. Aceitar cartão de crédito/débito na sua loja não é mais um diferencial, é um pré-requisito para uma sociedade cada vez mais desprendida do dinheiro físico.

O seu distinguidor será oferecer um sistema integrado e diverso para facilitar as comprar dos seus consumidores. O primeiro passo é saber exatamente quais são os meios eletrônicos de pagamento, seus diferenciais e aplicações.

Os meios eletrônicos de pagamento mais comuns são:

  1. Pagamento via cartão, seja na modalidade crédito ou débito – imprescindível, tanto na loja física, quanto virtual;
  2. Pagamento via operações bancárias – integração com os sistemas de pagamento dos bancos é uma alternativa. O pagamento online de débito vem substituindo gradualmente a emissão do boleto;
  3. PayPal – um jeito prático e seguro para que pessoas e empresas possam movimentar dinheiro em suas compras e vendas na rede, conhecido comumente como “carteira virtual” (saiba mais sobre o PayPal aqui);
  4. Facilitadores de pagamento, em geral – estes são ferramentas que aceitam cartões de crédito, débito e boleto bancário, além de vendas pagas através de depósito em conta e carteira eletrônica – um bom exemplo é o PagSeguro

O futuro dos pagamentos

Falamos até agora sobre o presente, mas é importante pensar no futuro próximo, afinal, as tecnologias estão mudando as formas de pagamento em uma velocidade extrema.

A tendência atual à qual as lojas precisam se adaptar é a possibilidade de aceitar pagamentos via dispositivos móveis, como celulares, smartwatches ou pulseiras. Nesse caso, as máquinas de cartões precisam ser adaptadas para se tornarem compatíveis com a novidade, sendo que muitas delas, mesmo um pouco mais antigas, já têm acesso a esse recurso.

Outra novidade é o pagamento via criptomoedas – moeda digital descentralizada – que promete tornar as transações instantâneas, globais e de zero custos.