Muito tem se falado sobre funil de vendas para marketing digital, mas você tem consciência do que significa este conceito e suas aplicações práticas para o seu dia a dia empresarial?

Funil de Vendas, também conhecido como Pipeline, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda — em alguns casos, além dela. Ele é dividido em 3 etapas: topo de funil (ToFu), meio de funil (MoFu) e fundo de funil (BoFu).

Sendo assim, iremos utilizar deste processo para conduzir ou acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa até o pós-venda.

Dito isto, vamos para uma breve explicação das etapas:

1. Topo de Funil ou ToFu

Esta etapa representa o primeiro contato da sua prospecção com a sua empresa, ou seja, é o estágio mais abrangente do funil. Neste momento o cliente passa a perceber a sua necessidade e irá atrás de informações iniciais para resolver este problema. Logo, você precisa fornecer informações que ajudem os leads a enxergar o problema por completo.

2. Meio de Funil ou MoFu

Neste segundo momento, o lead possui plena consciência que detém um problema ou necessidade para resolver, logo, busca a fundo soluções através de pesquisas e informações. Sendo assim, você irá muni-ló com conhecimentos chave sobre o serviço/produto e pode até solicitar dados, como email, em troca de materiais ricos sobre as soluções para o problema do seu cliente.

3. Fundo de Funil ou BoFu

Este é o momento decisivo, o seu cliente já identificou o problema, e buscou informações suficientes para decidir sobre qual produto irá comprar. Agora só resta uma questão: “onde comprar?”. Então, este é o momento de dar aquele empurrãozinho e mostrar que você é o parceiro certo. Algumas sugestões são conteúdos exclusivos para expor os seus diferenciais, como: webinars, ebooks, testes grátis e vídeos.

Ainda temos empresas que incluem o pós-venda em uma quarta etapa do funil, como uma maneira de fidelizar os seus clientes e identificar possíveis problemas.

E aí? Encontrou já virou expert em Funil de Vendas? Quer saber mais sobre marketing e negócios? Acesse já outros textos do nosso blog aqui!