Muito tem se falado sobre as startups, mas afinal o que é uma startup?

Por se tratar de um assunto recente, essa definição já foi muito discutida, e ainda não é estática. Podemos definir startup como um momento na vida de uma empresa, onde uma equipe multidisciplinar, busca desenvolver um produto/serviço inovador, de base tecnológica, que tenha um modelo de negócio facilmente replicado e possível de escalar sem aumento proporcional dos seus custos.

Principais características:

Inovação: a startup apresenta um produto ou serviço novo, ou com aspectos novos em seu modelo de negócio.

Escalabilidade: o modelo de negócio de uma startup precisa ser escalável, isto é, poder atingir rapidamente um grande número de usuários a custos relativamente baixos.

Repetibilidade: deve ser possível replicar ou reproduzir a experiência de consumo de seu produto ou serviço de forma relativamente simples, sem exigir o crescimento na mesma proporção de recursos humanos ou financeiros.

Flexibilidade e rapidez: em função de sua característica inovadora, do ambiente incerto e altamente competitivo, a startup deve ser capaz de atender e se adaptar rapidamente demandas do mercado.

Startup é um assunto atual e que abrange uma enorme gama de especialidades. Se você curtiu saber um pouco mais sobre o tema, fica ligado no nosso blog e no nossa newsletter que em breve iremos explorar a importância da comunicação para as startups.