Muito tem se falado de Big Data, mas afinal, você sabe o que este termo significa? Big Data descreve o imenso volume de dados – estruturados e não estruturados – que impactam os negócios no dia a dia. Mas o importante não é a quantidade de informações, e sim o que as empresas fazem com elas. Imagine uma coisa, caro leitor, vivemos em uma era em que, a cada um ano e meio, geramos a mesma quantidade de dados já criados pela humanidade em todos os tempos. Entretanto, para que serve todo este material disperso, se não tiver categorizado, organizado, e em um segundo momento, analisado através da definição de critérios definidos?

Pois é isto mesmo que a Big Data realiza, a análise deste conteúdo para a obtenção de insights que levam a melhores decisões e direções estratégicas de negócio.

E qual sua utilidade prática?

Falando agora nas suas aplicações práticas, podemos citar diversos segmentos, do mercado do varejo ao da política, porém a publicidade é um dos segmentos mais beneficiados por esta ferramenta. Utilizando do armazenamento, e análise de dados para se comunicar com seus targets, conhecendo ainda os seus desejos, e preferências.

Se você é empreendedor ou gestor, pode ainda utilizar da Big Data em sincronia com as suas redes sociais, como o Facebook. Isto provém do número de informações que fornecemos a rede, do estado civil, ao compartilhamento das nossas fotos de viagem e até predileções de marca. Sendo assim, todos este material está disponível para você utilizar em prol do seu negócio. Com eles, você pode identificar as principais características do seu cliente e dos seus prospects.

Mas não se engane, se o seu mercado está longe do publicitário, a Big Data também pode ser aplicada. Um exemplo é a área da saúde que pode ser beneficiada, por exemplo, através do monitorando de posts da população em redes sociais, concomitantemente a pesquisas médicas. Colaborando assim na antecipação de eclosão de uma possível epidemia, dando tempo às instituições de saúde se adequarem aos aumentos súbitos da demanda de atendimento e medicamentos.