As startups são verdadeiros organismos vivos, dinâmicos e cercados de criatividade. Para quem não está familiarizado com termo, startup é um momento na vida de uma empresa, onde uma equipe multidisciplinar, busca desenvolver um produto/serviço inovador, de base tecnológica, que tenha um modelo de negócio facilmente replicado e possível de escalar sem aumento proporcional dos seus custos (saiba mais sobre a definição aqui).

Startup + comunicação = sucesso!

Grande parte do sucesso da startup depende da apresentação e venda da ideia, seja para colaboradores, investidores, parceiros ou para os próprios clientes finais. Sendo assim, torna-se imprescindível um bom planejamento de comunicação.

O primeiro passo para construir um plano de comunicação voltado para startups é conhecer a empresa que está nascendo. Ainda que o objetivo seja atrair a atenção de investidores mais sêniors, com mais experiência, é ideal manter a essência jovem e inovadora, características implícitas nesse negócio.

Por último, não subestime o valor da comunicação. É muito comum que lideranças de empresas novas e com a equipe enxuta pensem que é possível fazer todo o trabalho de comunicação sem apoio especializado. Mas não se engane. Justamente por ter criado algo do zero, você ainda tem muito trabalho para fazer e se nunca atuou com comunicação, as portas não vão se abrir sozinhas. Contrate empresas que sejam capazes de lhe orientar e ajudar na execução da sua estratégia.