Independente da área que você atua, um bom domínio da escrita é um fator distintivo para sua ascensão profissional. Quem investe neste ponto, mantém uma excelente imagem e ainda torna mais fácil o desempenho de diversas tarefas, como o simples hábito de enviar o email.

Pensando nisso, que tal uma listinha com dicas para te ajudar a escrever melhor?

1. Leia bastante (e com atenção)

Pode parecer clichê, mas acredite, ler é a melhor forma de aprimorar sua escrita. Porém, não adianta ler sem atenção, você precisa absorver o conteúdo com concentração, observando a grafia e aplicações do português. Assim, você irá expandir o seu vocabulário, e aprender, sem perceber, regras de gramática.

2. Coloque-se no lugar de quem irá ler o seu material

O seu nível de formalidade é totalmente variável, dependendo de quem seja o receptor da mensagem. E claro, isso é algo normal, e essencial no momento da escrita, a qual deve ser adaptada de acordo com a situação. Se possível, peça feedback para quem recebeu seu email/documento, assim, você irá enxergar com mais transparência aonde você deve melhorar.

3. Evite abreviações, siglas e símbolos

Não esqueça: você está em um ambiente profissional e precisa agir de acordo. Sendo assim, evite abreviações, siglas, símbolos que podem tornar a comunicação inconclusiva. Um ponto importante: é distanciar-se do uso de gírias em ambientes formais, isso pode transmitir uma má impressão.

4. Revisar, revisar, e revisar!

Na pressa do dia a dia profissional, é comum apertar o botão “enviar” do e-mail sem revisar o texto. Nada pode ser mais nocivo para a qualidade da comunicação, abrindo brechas para possíveis mal-entendidos. Então, adquira o hábito: após escrever um documento, releia com um olhar critico, corrigindo possíveis erros ortográficos ou de clareza.